Então vou te dar algumas dicas de como facilitar o seu trabalho!
Esse tema foi abordado nas páginas 8 e 9 do fascículo 1 e na página 8 do fascículo 12 do “PROGRAMA SUCE$$O!”, para o caso de querer revê-los antes de continuar.
Relembrando:
S = Strenghts (Forças);
W = Weaknesses (Fraquezas);
O = Opportunities (Oportunidades);
T – Threats (Ameaças/Riscos).
A análise “SWOT” é utilizada para analisarmos o desempenho do nosso negócio em relação ao mercado, pensando tanto no presente quanto no futuro.
Significa que precisamos analisar no que somos bons e no que não somos tão bons em relação aos nossos concorrentes. Essa é uma avaliação interna onde identificamos as “forças” e as “fraquezas” do nosso negócio. Ou seja: o que fazemos melhor do que eles; o que eles fazem melhor do que nós? No que podemos melhorar?
Nessa avaliação interna, temos maior controle de nossas conclusões, porque é um ambiente dominado por nossas experiência, aprendizado, capacitação, recursos disponíveis, conhecimento do comportamento do mercado e da atuação dos concorrentes.
Se você conseguir listar essa parte, já é um grande passo para obter sucesso nessa reflexão.
Claro que analisar e prever o que irá acontecer no ambiente externo ao seu negócio é muito mais difícil; mas, não impossível.
Acontecerão sempre coisas favoráveis e desfavoráveis ao seu negócio.
Os fatores favoráveis poderão representar OPORTUNIDADES; os desfavoráveis representarão possíveis RISCOS para você.
Fique ligado em tudo que possa influir no sucesso do seu negócio!
Pesquise, junte todas as informações que puder obter, reflita sobre elas, e você terá conseguido elaborar a “ANÁLISE SWOT” do seu negócio.
Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?