SUGESTÕES DE AÇÕES PROMOCIONAIS PARA E-COMMERCE

Sugestões de Ações Promocionais para E-commerce
Tempo de leitura: 4 minutos

Aqui estão relacionadas as ações promocionais que podem ser aplicadas por qualquer ramo de negócios. Basta escolher aquelas que mais lhe agradam, ou que melhor se adaptem aos objetivos que você pretende atingir, e colocá-las em prática.

Aniversário do Site ou da Loja Física

Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário do seu site ou sua loja física. Promova a semana, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.

Aniversário do Cliente

Ofereça uma vantagem, brinde ou desconto aos clientes que fizerem compras no dia em que estão aniversariando, caso essa informação tenha sido fornecida por eles por ocasião do cadastramento no seu site, constando apenas os dados sobre dia e mês do nascimento.

Apresente um Amigo

Ofereça vantagens para incentivar seus clientes a indicarem amigos e parentes a comprarem através do seu site.

Dia do Profissional

Praticamente todas as profissões são homenageadas em um dia do ano. Nesse dia, ofereça condições especiais para atrair esses profissionais. Por exemplo: Dia do Professor, Dia da Nutricionista, Dia da Enfermeira, etc. 

Dias Festivos

Não deixe de aproveitar as tradicionais datas que são comemoradas por todos, tais como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados,  Natal, Páscoa, Cosme e Damião, Festas Juninas, Halloween, Black Friday, etc. Mude o visual do seu site de acordo com a ocasião e aproveite para fazer promoções personalizadas.

Idade

Ofereça descontos ou ofertas especiais para os clientes que tenham determinada idade. Não pense apenas em idosos. Estabeleça uma faixa etária para oferecer essas vantagens em cada ocasião. Depende do seu caso.

Fidelidade

Você controla o número de vezes que o cliente adquire seus produtos, serviços ou realiza uma ação desejada. Após determinada quantidade de “aquisições” você oferece algo grátis ou outra vantagem que seja mais adequada ao seu negócio.

Leve 3 Pague 2

Ofereça 3 unidades do mesmo tipo de produto ou de serviços, tais como livros, cursos, e-books, consultas, entre outras tantas alternativas, e os venda pelo preço de 2. Essa ação pode ser útil tanto para vender mais como para conquistar e fidelizar novos clientes.

Painel de Trocas

Crie um espaço no seu site para os clientes afixarem pequenos anúncios de produtos e serviços que queiram oferecer, comprar ou trocar.

Cooperada Fornecedor

Procure fazer acordos com seus principais fornecedores e parceiros para obter apoio em promoções cooperadas e oferecer vantagens adicionais aos seus clientes.

Número Mágico

O 100º, 1000º, 10000º cliente que acessar seu site ganha um prêmio. Pode ser também por mês ou outro período, dependendo do seu volume de vendas e quantidade de clientes que acessa o seu site diariamente. Você pode utilizar qualquer outro número ou utilizar outras ideias com este tema.

Oferta do Dia

Escolha um ou uma linha de produtos e ofereça por um preço extremamente baixo para atrair a clientela. Mude a oferta periodicamente; se possível, diariamente. Dessa forma você motiva suas personas a acessarem o seu site com maior frequência e aumenta suas chances de conseguir mais conversões.

Casadas

Na compra de determinado produto ou serviço, você oferece outro gratuitamente ou por preço inferior ao praticado. Por exemplo: o cliente compra uma camisa e ganha um par de meias; compra uma TV e ganha um rádio AM/FM; compra um curso e ganha um ebook não ligado ao curso; etc.

Místicas

Faça acordos com profissionais ou instituições que exercem suas funções em áreas consideradas místicas (numerologia, tarô, horóscopo, etc.) oferecendo preços e condições especiais para quem acessar esses serviços através do seu site, de forma a atrair e fidelizar as personas de seu interesse.

Ecológica

Aproveite o movimento mundial em favor do meio ambiente para realizar promoções ligadas à sustentabilidade, a uma vida melhor. Ofereça brindes, promova palestras, etc., ligadas ao tema.

Cultural

Associe suas promoções a atividades culturais – teatro, cinema, música, shows, redes e mídias sociais, etc. Ofereça descontos ou ingressos gratuitos. Apoie a realização desses eventos.

Esportiva

Da mesma forma, você pode oferecer descontos ou ingressos para eventos esportivos.

Festival

Escolha determinada linha de produtos no seu website e realize verdadeiros festivais de ofertas – Festival de Roupas Íntimas; Festival do Sabonete; Festival do Camarão; Festival do Vinho; etc.

Solidária

Realize campanhas em benefício da comunidade ou de instituições beneficentes. Podem ser regulares ou com finalidade específica diante de algum fato fortuito ocorrido. Você pode doar parte do valor da venda ou apoiar campanhas em curso.

Lançamento

São as promoções que você realiza para divulgar novos produtos e serviços ou inovações naqueles já existentes. O período deve ser curto e você precisa oferecer informações exclusivas e inusitadas para não frustrar as personas interessadas .

Garantia

Ofereça garantia para os produtos que vende. Mesmo que você comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente terá muito mais confiança em comprar na sua loja.

Frete Grátis

Dependendo do ramo em que você atua, não cobrar pelo frete a partir de determinado valor ou quantidade da compra pode valer muito para agradar e manter sua clientela.

Orçamento ou Projeto Grátis

Este é um serviço que também pode ajudar muito na conquista de novos clientes para determinadas atividades.

Preço Único

Estabeleça um valor médio e venda determinada categoria de produtos pelo mesmo preço. Faça isso periodicamente ou para renovar estoque, principalmente se você vende artigos de valores relativamente baixos.

Coincidências

Ofereça vantagens ou descontos aos clientes, em função de alguma coincidência com nomes, datas, números, etc. Alguns exemplos: o nome “Coelho” com “Páscoa”; o nome “Vera” com a chegada da estação “Primavera”; “Data de Nascimento” com o número da sua loja ou do seu telefone.

Volume

Estabeleça um determinado valor e ofereça brindes ou vantagens nas compras acima desse valor.

Serviço Especial

Ofereça serviços adicionais tais como revisão, manutenção, embalagem, entrega-retira, etc. Pense em outros serviços que tenham relação com a sua atividade.

Oportunidades

Fique atento em tudo que se passa ao seu redor. No seu bairro, na sua cidade, no país e no mundo estão acontecendo fatos importantes a todo o momento, que podem gerar bons frutos se bem aproveitados – rápida e adequadamente. Aproveite estas oportunidades como tema para suas promoções.

Grátis

Esta palavra é mágica! Principalmente em promoções. Não a utilize de forma inadequada. Ofereça algo “GRÁTIS” somente se você puder demonstrar ao cliente que ele realmente está ganhando algo a mais, sem custo adicional, que não está pagando de outro lado…

Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?

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