Realizar promoções ou oferecer descontos?
A promoção é uma das maneiras mais inteligentes de você se diferenciar dos concorrentes, de vender mais, de girar rapidamente seus estoques, de atrair mais clientes, de conquistar a simpatia do consumidor, da comunidade e de aumentar o fluxo de pessoas no seu ponto de venda.
Significa oferecer uma vantagem real, criar ambientes ou situações, que atraiam o consumidor a comprar o que precisa; que o deixe satisfeito com a compra e, sobretudo, com o ganho adicional obtido; e que garanta a sua volta, trazendo amigos e parentes para comprar mais. Assim você fortalece a imagem do seu negócio e aumenta suas vendas.
O “desconto” é um recurso promocional válido em determinadas situações. Porém, sendo aplicado de forma indiscriminada, sem qualquer justificativa, pode perder a finalidade.
De nada adianta oferecer descontos durante todo o ano. Na cabeça do cliente pode ficar a imagem de que o “preço baixo” não é uma oferta, mas o “preço normal”. Pode parecer apenas um truque para atrai-lo. Mas em ocasiões especiais, como no “aniversário do estabelecimento” por exemplo, ou em outra data comemorativa, pode funcionar.
Se você puder oferecer seus produtos ou serviços a um preço menor que a concorrência, com a mesma qualidade (e demonstrar isso para seus clientes), vá em frente!
Mesmo assim, a concorrência poderá seguir seus passos, e você se encontrará em meio a uma guerra de preços, em detrimento da qualidade de seus serviços ou produtos, bem como da sua imagem. Pense nisso…
Para conhecer mais sobre a importância da Promoção de Vendas, acesse o site www.institutojcare.com.br e leia o fascículo número 3 da coleção “PROGRAMA SUCE$$O!”.
Se precisar de mais ideias criativas para promover a sua atividade entre em contato através do “FALE COMIGO”.
Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?