AS TENDENCIAS PARA O COMÉRCIO VAREJISTA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2023

Tempo de leitura: 5 minutos

Para melhorar o desempenho do seu negócio, conheça o que está por vir no segundo semestre de 2023.

Para te ajudar nessa jornada, selecionei partes de um artigo publicado pelo SEBRAE contendo a visão da especialista Aline Araújo, do canal Montar um Negócio (https://www.montarumnegocio.com/) , sobre as principais tendências para este ano; além de outras fontes pesquisadas. 

Saiba que estar atento às tendências do mercado é fundamental para analisar e avaliar a situação ao redor para manter-se competitivo, principalmente nesse momento pós-pandemia.

É importante estar atento a essas tendências e as incorporar em suas estratégias de negócios. Uma das principais razões para acompanhar as tendências de 2023 é para estar ciente das preferências dos consumidores e adaptar-se rapidamente às mudanças. Eles estão cada vez mais exigentes e procurando por experiências personalizadas, que atendam às suas necessidades específicas. Outra razão importante é estar preparado para enfrentar a concorrência.
Aqueles que se anteciparem às mudanças e se adaptarem às novas tendências terão uma vantagem competitiva. Afinal, os consumidores, geralmente, optam por empresas que oferecem as últimas novidades em termos de produtos e serviços.

Algumas dessas tendências você já pode ter percebido, outras talvez não; a seguir vou listar as principais.

Tecnologia
Muitas empresas de todos os setores precisam reinventar-se no mundo digital, e isso também deve acontecer com o seu negócio. Algumas empresas não precisam começar do zero, porque já avançaram na transformação digital e estão começando a investir mais na área ou a adotar novos diferenciais para se manterem competitivas. Um desses diferenciais é estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. Porém, as tendências mudaram. Muitas empresas já perceberam que atacar em todas as redes sociais ou plataformas de vendas é um enorme desafio para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes; bem como um investimento considerável de tempo e dinheiro.
Então, menos é mais. Aposte nas redes sociais certas, onde seu público realmente está presente.

Saúde
Outra tendência é a preocupação das pessoas com a saúde, atualmente muito conectada à tecnologia. Exemplo disso são os “wearables” (termo da língua inglesa para definir todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que podemos vestir).
Alguns exemplos são “smartwatch” e “pulseiras fitness”, que são aqueles relógios de pulso e pulseiras conectadas que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes. Além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida, eles também são uma mão na roda para quem precisa de mais praticidade no dia a dia, ou de acompanhamento médico.

Clubes de Assinatura
O clube de assinatura já não é tão novidade assim. Afinal, a economia circular já estava transformando o mercado antes mesmo da pandemia. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas, e a estimativa é que continuem em alta. O maior interesse dos clubes de assinatura é o recebimento recorrente e as previsões de gastos que eles trazem para os seus clientes.
Outro fator importante é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores, já que as empresas enviam seus produtos de acordo com o comportamento e o gosto pessoal de cada cliente. O segredo para o sucesso é encontrar nichos inexplorados ou raramente explorados. 

Delivery
Esse é outro setor que está crescendo de maneira exponencial e, atualmente, existe delivery de tudo que você possa imaginar.
O que antes era apenas uma comodidade, tornou-se uma necessidade, e é quase impossível imaginar um negócio sem o serviço de delivery. À medida que as compras on-line se tornaram populares durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega.
Na época da pandemia, foi um pouco estressante, já que o delivery foi inserido em uma corrida contra o tempo na vida dos empreendedores, mas agora, a maioria dos setores já se adaptaram. Então, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, fique atento.
Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença no digital. Mesmo após as atividades presenciais retornarem, o delivery continua fazendo parte da vida de muitos consumidores. Encontrar o nicho para investir e apostar em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos para serem explorados, como por exemplo, marmitas personalizadas para quem tem alguma restrição alimentar. 

Infoprodutos
Você já ouviu falar dos infoprodutos? Eles são materiais de informação criados e distribuídos no digital. Basicamente, são aqueles cursos on-line em formato de videoaulas ou e-books. Os mais comuns são: aprender um novo idioma, aprender a fazer artesanatos, dicas de viagem, preparar um certo tipo de receita, tocar um instrumento e daqueles bem famosos que a gente vê vários anúncios por aí que é aprender a ganhar dinheiro com marketing digital, sabe?
Bom, não dá para negar que é um mundo cheio de possibilidades, e uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros são escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Imagine aí, você produz um conteúdo apenas uma única vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet. Realmente, é um negócio de infinitas possibilidades.
Para investir nisso, é preciso reconhecer seus talentos, as coisas interessantes que você tem a oferecer, conhecer seu público e se aprofundar para oferecer o melhor produto possível. 

Omnichannel
A integração do ambiente físico com o ambiente virtual veio para ficar.  Ter uma estratégia “omnichannel” significa integrar diferentes canais de vendas, respeitando as características particulares de cada um e visando a construção de uma única experiência para o consumidor de uma marca.
No ambiente virtual os consumidores esperam: preços melhores, conveniência de comprar e receber em casa, ter acesso a várias promoções e poder comparar preços ou encontrar produtos de fora da região de residência. Além da falta de filas e melhores formas de pagamentos.
Já no ambiente físico os consumidores buscam: tocar e experimentar os produtos, obter o produto imediatamente, ficar satisfeito com o atendimento feito por uma pessoa real. Portanto, preço alto e atendimento ruim são as principais causas de desistência desse modelo.
Conhecendo os anseios dos consumidores nesses dois ambientes, você poderá criar esse terceiro a que me refiro, de forma a obter uma relevante vantagem estratégica em relação aos seus concorrentes.
Mas não se esqueça de tratar seus clientes como tal, sem enviar a eles mensagens inúteis que possam indicar que você efetivamente não os conhece. Tome muito cuidado ao escolher o profissional e a tecnologia que você irá utilizar para utilizar essa estratégia.

Marketplaces
São uma forte tendência para 2023. Uma excelente alternativa para empresas que precisam investir em vendas pela internet e não têm condições financeiras de criar um site de e-commerce próprio para divulgação e comercialização de seus produtos e/ou que desejam ampliar seus canais de venda para alcançar mais consumidores.
Empreendedores individuais, micro, pequenas e grandes empresas devem estar atentos a essa oportunidade, que  é  extremamente vantajosa também para os clientes – já que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar,  de forma prática e segura.

Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?

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