A PROMOÇÃO EM UM MUNDO NOVO

Tempo de leitura: 10 minutos

O mundo em que vivemos atualmente é muito diferente daquele que as gerações anteriores conheceram. E com certeza o de amanhã será tão ou mais diferente do que o atual. A evolução é natural e constante; incontestavelmente, esse processo de mudança torna-se mais veloz a cada dia.

Há algumas décadas poucas pessoas tinham telefone em suas casas; rapidamente o telefone “em casa” se tornou indispensável para alguns e símbolo de status para outros. Recentemente as pessoas abriram mão desses “aparelhos arcaicos” e passaram a utilizar PCs, notebooks, ipads e, principalmente smartphones para se comunicarem.

Esse foi apenas um exemplo para motivá-lo a refletir e a agir sobre o que mudou, sobre o que está mudando e ainda sobre o que irá mudar…

Tento aqui contribuir comentando sobre algumas dessas mudanças…

MUDANÇAS TECNOLÓGICAS

Lixo Eletrônico
A evolução da tecnologia trouxe benefícios incontestáveis a todos os habitantes do planeta. Por outro lado, representa hoje um grande problema para sua sustentabilidade. O “lixo eletrônico”(*) gerado por essa evolução, devido aos comprovados danos que causa à saúde e ao meio ambiente – atualmente também “parcialmente reciclável”, acabou se transformando em um dos maiores malefícios para o mundo e para a Humanidade. Muitas pessoas, sem saber o que fazer com eles, acabam colocando-os no lixo comum ou armazenando-os em casa, aumentando ainda mais o risco de contaminação.
(*) Lixo Eletrônico = pilhas; baterias; telefones fixos e celulares; aparelhos elétricos e eletrônicos; grandes e pequenos eletrodomésticos; relógios; equipamentos de informática (computadores, periféricos e acessórios); lâmpadas fluorescentes; são apenas alguns exemplos.

Dicas Úteis
– Se você trabalha com essas linhas de produtos, procure orientar seus clientes sobre a forma correta de descartá-los; prepare também uma cartilha ou um simples folheto com as informações necessárias e distribua a seus clientes.
– Sempre que possível faça um acordo com seus fornecedores e monte um posto de coleta na sua loja. Com certeza você vai atrair mais gente, conquistar a simpatia e o apoio da comunidade, além de aumentar suas vendas.
– Mesmo não sendo do ramo você pode disponibilizar aos seus clientes um recipiente adequado para depositarem pilhas e baterias de telefones celulares, por exemplo.
– O importante é associar a imagem da sua loja a esse movimento em defesa da sustentabilidade do nosso planeta.
– Use a sua criatividade, pense em outras formas de participar ou contribuir com esse movimento que, certamente, veio para ficar e não irá retroceder sejam quais forem os obstáculos.
Atenção: o lixo eletrônico deve ser descartado em locais específicos na sua cidade ou bairro – pode também ser coletado na sua loja, tanto pelos fabricantes como por entidades especializadas no tratamento deles; pesquise e escolha a melhor opção para você.

Lixo Reciclável
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas mais responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem, já são comuns em várias partes do mundo. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são vidros, metais, papéis, plásticos e embalagens “Tetrapak”. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.
Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de “catadores” já são uma realidade nos grandes centros urbanos do Brasil. Este tipo de coleta, além de ser mais simples que a do lixo eletrônico, não requer tantos cuidados e é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta – e pode ser tão importante quanto para o seu negócio!
Obs.: Parte do “lixo orgânico” (cascas de frutas, verduras, legumes, folhas secas, serragem, entre outros), através do processo de “compostagem”, também pode ser reciclado, transformando-se em adubo de alta qualidade. Mas, infelizmente, a porcentagem de reciclagem desse tipo de lixo ainda é extremamente pequena em todo o planeta.

Dicas Úteis
– A coleta do lixo reciclável, diante de sua relativa facilidade, oferece mais opções para você atrair o público ao seu ponto de venda.
– Além das dicas anteriores, você pode também fazer acordos com Cooperativas, ou diretamente com os próprios “catadores” para recolher o material na sua loja.
– Em algumas cidades, regiões e bairros os próprios coletores contratados pelos Órgãos Competentes já fazem esse tipo de coleta – procure facilitar o trabalho deles, através dos sacos de lixo disponíveis para esse fim; os de cor verde indicam tratar-se de material reciclável que deve, preferencialmente, ser lavado antes do descarte.

Comércio Eletrônico (ou, E-commerce)
Até há pouco tempo nos referíamos ao “século passado” como símbolo de coisas “antigas e ultrapassadas” – o que não estava errado. Ocorre que, hoje, ao citarmos isso, estamos falando de apenas 20 e poucos anos que se passaram desde então. Nesse curto período muito mais coisas mudaram se compararmos com a evolução dos últimos 100 anos.
Quem poderia imaginar que, hoje, o comércio eletrônico seria uma realidade em nosso país – até ameaçadora em certos casos? Além dos visionários e inovadores, cremos que muito poucos.
Mas ela está aí – e veio para ficar!
Provavelmente não substituirá totalmente a forma tradicional de fazermos nossas compras fisicamente, visitando as lojas, provando, sentindo, olhando, conversando, entre outros prazeres que sentimos ao fazer isso – mas também aprendemos que jamais devemos pronunciar as palavras “jamais” ou “nunca”.
Até então, falávamos sobre o comércio de produtos, erroneamente crendo que no setor de serviços essa possibilidade não seria possível.
Agora sabemos que o “comércio eletrônico” está sendo aplicado como na compra/venda de produtos como de serviços.
Advogados, médicos, psicólogos, terapeutas, consultores, contadores, auditores, entre tantos outros, prestam serviços através de meios digitais.

Dicas Úteis
– Mesmo que você não esteja perdendo clientes diante dessa nova forma de comercialização, não negligencie essa possibilidade.
– Monte seu próprio site de vendas pela internet e ofereça essa alternativa ao cliente. Se ele julgar mais conveniente, pode provar/experimentar o produto na sua loja e depois efetuar uma compra segura via WEB.
– Não deixe de pesquisar diretamente ou através de empresas especializadas os sites de seus concorrentes para conhecer seus preços e ofertas.
– Se não puder combater o “inimigo”, alie-se a ele – faça um acordo com empresas especializadas para comercializar seus produtos via WEB.

MUDANÇAS SÓCIO-CULTURAIS

Preconceitos
Vários preconceitos de toda ordem vêm sendo quebrados pela sociedade nos últimos anos. De maneira geral, o ser humano busca cada vez mais sua liberdade de pensar e agir, independentemente de sua origem, raça, cor, crenças, sexo, estado civil, condição física, entre outros aspectos pessoais e/ou coletivos. Todos querem e merecem ter seus direitos respeitados, conforme estabelecido em nossa Lei Magna, que é a “Constituição da República Federativa do Brasil”.
Se você tem menos de 40 anos não irá se lembrar da sigla “GLS” que na década de 90 (século passado…) representava pessoas “gays”, “ lésbicas” e “simpatizantes”.
Com o tempo, a sigla evoluiu, incluindo diversas orientações sexuais e identidades de gênero; de forma a termos, hoje, a categoria “LGBTQIA+”.
Essa sigla significa o seguinte:
L = Lésbicas – mulheres que sentem atração sexual por outras mulheres;
G = Gays – homens que sentem atração sexual por outros homens;
B = Bissexuais – homens e mulheres que sentem atração sexual por ambos os sexos;
T = Transgênero – diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero…;
Q = Queer – são aquelas que transitam entre as noções de gênero (!?…);
I = Intersexo – pessoa que está entre o feminino e o masculino (!?…);
A = Assexual – pessoa que não sente atração sexual por outras pessoas;
+ = Outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se enquadram nos padrões listados.
Há muitos movimentos nesse sentido em todos os países do mundo, uns antigos, outros mais recentes. Ocorre que atualmente, diante da velocidade da comunicação, a tendência é que sejam reconhecidos e respeitados mais rapidamente do que imaginamos.

Dicas Úteis
– Evite a discriminação com funcionários e principalmente com seus clientes, seja ela qual for.
– Respeite da mesma forma a todos que entrarem no seu estabelecimento, ou acessarem seu site – o que importa é conquistá-los, concretizar a venda e faturar mais.
– Se você tiver algum preconceito, supere-o ou evite que ele interfira no resultado do seu negócio.
– Se um “casal” do mesmo sexo entrar na sua loja trate-os como tal – não como “estranhos” ou “alienígenas”; procure identificar entre eles (as) quem irá pagar a conta e quem está influenciando na decisão de compra. Exemplificando: quando um casal “tradicional” entra numa loja de roupas masculinas, a mulher está influenciando e decidindo sobre a compra – o homem prova e a mulher aprova; o homem paga e ambos saem satisfeitos. O mesmo acontece com os demais “casais” nesse exemplo.
– Use a imaginação e não deixe que seus preconceitos o impeçam de atrair mais clientes e vender mais!

Lojas Multiprodutos
Até o início do século passado praticamente todos os produtos que as pessoas necessitavam para o consumo da família, se não produzidos por elas mesmas, podiam ser encontrados em um só local – tipo uma “mercearia”. Bebidas, grãos, frutas, legumes, verduras, doces, balas, ferramentas, entre tantos outros, como bacalhau e tecidos – só para citar alguns.
Tanto o progresso natural como a crescente industrialização e as exigências legais para a comercialização dos produtos de consumo levaram esse tipo de estabelecimento a iniciar um rápido processo de especialização. Reeducamos-nos e nos acostumamos a comprar remédios em farmácias; frutas, verduras e legumes em feiras e mercados; doces e balas em padarias ou confeitarias; e assim por diante.
Em 1975 foi inaugurado o primeiro hipermercado no Brasil e desde então passamos a conviver com processo inverso. Livrarias que vendem eletroeletrônicos; postos de serviços com minimercados; cafeterias que vendem livros; lojas de artigos esportivos que vendem medicamentos; farmácias que vendem alimentos; entre os exemplos.
Sem entrar no mérito desta questão, mais importante para você é assimilar, analisar suas oportunidades e aproveitar ao máximo essa mudança sócio-cultural em benefício do seu negócio!

Dicas Úteis
– Mudanças de hábitos e de comportamento são inevitáveis. Elas podem implicar mais, ou menos, no seu faturamento e resultados.
– Se possível, acompanhe-as. Caso contrário, crie um diferencial extremamente valioso para manter sua clientela fiel à sua loja e à sua especialidade. Demonstre e ofereça para seus clientes as vantagens de um atendimento personalizado.
– Por outro lado, se julgar que a melhor forma de sobreviver é também a diversificação de suas atividades – desde que seu ponto comercial permita, utilize a mesma estratégia, sem descaracterizar seu produto principal e/ou decidir por algo que você não possa dominar no seu dia a dia (ou que possa incomodar seus clientes como, exemplo extremo, vender pastéis em uma perfumaria…
– Se na sua cidade, região ou bairro esse fato ainda não for uma realidade, previna-se. Dia a mais, dia a menos, será!

MUDANÇAS LEGISLATIVAS

Pessoas com algum tipo de Deficiência
Legalmente, pessoas com qualquer tipo de necessidade especial devem ser atendidas e ter a mesma facilidade de acesso a tudo o que é permitido às demais, consideradas “normais” – se é que elas existem. Exemplos da legislação vigente podem ser traduzidos na obrigatoriedade de disponibilizar “rampas de acesso” e “instalações sanitárias adaptadas” para cadeirantes; “plaquetas em Braille para cegos identificarem o botão a pressionar em elevadores”; entre outros. Sem entrar no mérito das responsabilidades dos poderes públicos – que não vêm cumprindo seu papel de forma a atender adequadamente essa demanda em suas próprias instituições ou nas vias públicas, reflita sobre como você pode atrair esse segmento e aumentar o seu volume de negócios.

Dicas Úteis
– Além de cumprir suas obrigações legais, procure superá-las para conquistar essa importante fatia do mercado.
– Adapte suas instalações para satisfazer e atender bem a esse público (corredores, altura do balcão e dos caixas, posicionamento dos produtos, etc.).
– Se possível, disponibilize um espaço específico para esse fim no seu estabelecimento.
– Contrate pessoas que tenham sensibilidade e habilidade no atendimento a esse público, ou que também sejam portadores de necessidades especiais.

Comportamento
Muitos ainda afirmam que o povo norte-americano ou europeu é “mais educado” do que o brasileiro. Dizem que eles não jogam papéis ou bitucas de cigarro nas vias públicas, que respeitam o pedestre, etc. Isso lá é verdade, mas eles foram educados “à força” – pagam multas elevadíssimas quando cometem esse tipo de infração. Essa modalidade “técnica” de educação está também começando a ser implantada e a funcionar no Brasil. Muitos já têm esse tipo de consciência comunitária e global, mas, infelizmente, a grande maioria de nós ainda pensa estar vivendo na Idade Média – quando o tamanho e a força física sobrepujavam a tudo e a todos. Ou seja: tudo se resolvia na “porrada”. Daí a necessidade de termos uma legislação mais severa para punir aqueles que ultrapassam o limite de seus direitos simplesmente desconsiderando o dos demais. Veja a seguir algumas sugestões para aproveitar essa irreversível mudança de comportamento, que pode influenciar mais, ou menos, dependendo de sua área de atuação, em benefício do seu negócio.

Dicas Úteis
– Além de cumprir as exigências do Código de Defesa do Consumidor, procure superá-las. Assegure você mesmo os direitos de seus clientes. Normalmente, vale muito mais conquistar um cliente fiel do que assumir um eventual prejuízo, que faz parte de qualquer tipo de negócio.
– Considerando os fatos e conseqüências de um motorista alcoolizado conduzir um veículo, procure orientá-lo e, se possível, convencê-lo a utilizar outro meio de locomoção, caso você seja proprietário ou gerencie uma casa noturna. Assuma os custos; tanto dessa operação como da guarda do veículo em segurança. Você conquistará um cliente para sempre. Quem sabe, também, salvando uma ou mais vidas. Com certeza você irá recuperar o valor desse investimento!
– “O Vício de Fumar” é outro fato que você deve considerar. O fumante atual, por si, se sente mal em qualquer lugar que pretenda ir – muitas vezes prefere se recolher ao invés de freqüentar ambientes onde já sabe que será totalmente discriminado. Ainda não é proibido fumar portanto, se for o seu caso, procure adequar seu espaço para satisfazer a todos, incluindo os fumantes.

MUDANÇAS CIENTÍFICAS

Expectativa de Vida / Longevidade
Em 1955 o brasileiro vivia, em média, até seus quase 60 anos – antes, porém do que atualmente titulamos como “Terceira Idade”. Em 2007 essa expectativa de vida passou para 73 anos de idade. Até 2015 nossa idade estimada é de 75 anos. Em 2021 era de 77 anos. Entre outros, o avanço da Medicina é considerado como um dos fatores mais significativos para essa evolução. Na prática, isso representa um enorme crescimento do mercado consumidor – há poucos anos as pessoas consumiam até seus 60 anos, hoje consomem até aos 75, ou mais. Em vários países já existem ofertas de produtos e serviços específicos para atender as necessidades desse público. Apenas para exemplificar, há hotéis cujas escadas são rolantes; onde os serviços de recepção e transporte de bagagens são impecáveis; os horários do café da manhã, almoço e jantar, bem como o cardápio, são 100% adequados à “terceira idade”.

Dicas Úteis
– Ofereça vantagens a esse público sem, contudo, discriminá-lo – ninguém está preparado para envelhecer, tampouco gosta de ser tratado como “velho” no comércio. Já chega o conforto que recebem da família e dos amigos. Mas trate-os sempre bem!
– Adapte seu ambiente para atender esse público da melhor forma possível.
– Se você estiver pensando em mudar de ramo, ou mudar sua especialidade, considere a possibilidade de investir no público dessa faixa etária – que normalmente sabe o que quer e tem dinheiro suficiente para comprar.
– Seja qual for o seu ramo de negócio, não subestime esse público – se não for o comprador, ele é um grande influenciador na decisão.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Foi-se o tempo em que as quatro estações de tempo eram bem definidas em todo o mundo. Quando nosso “Inverno” acontecia, na Europa era “Verão”. Hoje enfrentamos situações diversas nos seis continentes. Podemos acordar pela manhã com a temperatura de 9 graus, no meio da tarde sentirmos um calor insuportável e, à noite, podemos nos deparar com qualquer surpresa atmosférica. Tornados, ciclones, tsunamis, estão devastando parte do mundo. Estamos mais acostumados a enfrentar grandes períodos de “seca” ou de “chuva”, em cada região, dadas nossas dimensões continentais – mas quem poderia imaginar que até terremoto teríamos no Brasil? Veja a seguir como aproveitar essa situação!

Dicas Úteis
– Procure se adaptar a essas mudanças climáticas.
– Não invista todo seu capital e esforço no “inverno” ou no “verão”, porque esses períodos não existem mais como no passado, as temperaturas que enfrentamos não estão mais respeitando essas “regras”.
– Você até pode fazer “grandes queimas de estoque”, mas reserve algumas opções para atender seus clientes em ocasiões não esperadas.
– Não deixe de participar de campanhas institucionais ou emergenciais promovidas por órgãos competentes, ONGs, comunidades, entre outras – tipo “Campanha do Agasalho” no inverno; e, que tal pensar na “Campanha do Hidratante” no verão, fornecendo água, sucos, frutas e até mesmo refrigerantes.
– Lembre-se de que “tudo pode acontecer” inesperadamente – esteja preparado!

Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?

Compartilhar:

Posts

Estratégia Financeira

COMO UMA ESTRATÉGIA FINANCEIRA EFICAZ PODE PROMOVER O SEU NEGÓCIO?

Tempo de leitura: 3 minutosA elaboração de uma estratégia financeira eficaz é fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer negócio. Essa estratégia ajuda a separar as finanças pessoais das do negócio, alocar recursos adequadamente para diferentes áreas, negociar com fornecedores e antecipar cenários através da análise SWOT. Além disso, um planejamento financeiro bem estruturado pode aumentar a lucratividade, reduzir custos, melhorar o fluxo de caixa, minimizar riscos e aproveitar oportunidades de expansão. Assim, uma gestão financeira eficaz não só alinha os objetivos financeiros aos estratégicos, como também aumenta a competitividade do negócio no mercado.

Calendário Promocional

CALENDÁRIO PROMOCIONAL – 2º SEMESTRE

Tempo de leitura: 2 minutosEm Resumo, Este Calendário Não Oficial Serve Como Uma Referência Valiosa, Embora Não Tenha Reconhecimento Oficial Governamental. Sua Utilidade Reside Na Praticidade E Na Capacidade De Inspirar Estratégias Promocionais Inovadoras. Aproveite A Diversidade De Celebrações E Eventos E Use Este Guia Como Um Trampolim Para Suas Próprias Iniciativas Criativas.

Ética e Respeito

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DO RESPEITO HUMANO NAS UNIVERSIDADES

Tempo de leitura: 4 minutosEste artigo explora a importância fundamental da ética e do respeito humano nas universidades, destacando como esses valores são essenciais para a formação e integridade dos futuros profissionais. Aborda como a ética acadêmica promove habilidades essenciais, como pensamento crítico e liderança, e incentiva o compromisso com valores democráticos e direitos humanos. O texto enfatiza a necessidade de códigos de ética que regulamentem o comportamento dentro das instituições educacionais, garantindo um ambiente de respeito e dignidade, e preparando os estudantes para enfrentar desafios profissionais e sociais com integridade.

Oportunidades de negócio na crise

COMO APROVEITAR SITUAÇÕES INESPERADAS PARA PROMOVER O SEU NEGÓCIO?

Tempo de leitura: 4 minutosExplorar situações inesperadas como oportunidades de negócio é uma estratégia valiosa para o crescimento e inovação. Ao adotar uma mentalidade aberta e proativa, é possível transformar crises em chances de aprimoramento e expansão. Investir em soluções tecnológicas e em atendimento diferenciado pode otimizar processos e melhorar a experiência do cliente, enquanto a capacitação contínua da equipe promove um ambiente de trabalho motivador e produtivo. Por fim, uma gestão financeira eficaz é crucial para sustentar e expandir sua empresa.

CONTATO