A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DO RESPEITO HUMANO NAS UNIVERSIDADES

Este artigo explora a importância fundamental da ética e do respeito humano nas universidades, destacando como esses valores são essenciais para a formação e integridade dos futuros profissionais. Aborda como a ética acadêmica promove habilidades essenciais, como pensamento crítico e liderança, e incentiva o compromisso com valores democráticos e direitos humanos. O texto enfatiza a necessidade de códigos de ética que regulamentem o comportamento dentro das instituições educacionais, garantindo um ambiente de respeito e dignidade, e preparando os estudantes para enfrentar desafios profissionais e sociais com integridade.
Ética e Respeito
Tempo de leitura: 4 minutos

A ética e o respeito humano nas universidades são fundamentais para a formação e integridade dos futuros profissionais em defesa da sociedade, pois eles envolvem valores, princípios e atitudes que orientam o comportamento moral dos indivíduos e dos grupos sociais. A ética na educação superior visa promover a dignidade humana, o bem comum, a justiça, a solidariedade e a responsabilidade social. O respeito humano nas universidades implica reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade, a autonomia e a liberdade de cada pessoa.

A ética e o respeito humano nas universidades contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades que são essenciais para o exercício profissional, como o pensamento crítico, a comunicação efetiva, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a criatividade, a inovação e a liderança.

Estimulam também o compromisso dos futuros profissionais com os valores democráticos, os direito humanos, a cidadania, a sustentabilidade e o desenvolvimento social. Favorecem a construção de uma cultura acadêmica baseada na honestidade, na transparência, na cooperação, na qualidade e na excelência, além de fortalecer a identidade dos futuros profissionais, sua autoestima, sua confiança e sua noção de pertencimento.

A ética e o respeito humano nas universidades inspiram os futuros profissionais a agirem com integridade, responsabilidade e coerência em suas práticas, respeitando as normas legais, os códigos de conduta e as expectativas da sociedade.

Ética e moral estão intimamente ligadas, porém, a primeira diz respeito ao “caráter” da pessoa enquanto ser humano; enquanto a segunda é relativa aos “costumes”, refletindo o seu comportamento em relação à sociedade. Ambas são responsáveis por construir as bases do modo de agir em sociedade e no trato pessoal, guiando a conduta, o caráter e as virtudes das pessoas.

Tomar atitudes éticas é muito importante, principalmente nas escolas – berço dos futuros profissionais que dirigirão ou influenciarão em empresas e instituições dos mais diversos setores de atividade. A ética e a educação, portanto, têm uma relação direta, visto que os comportamentos éticos são ensinados, reforçados, absorvidos e naturalizados por cada indivíduo.

À medida que a pessoa prima pela ética, ela reforça a moral. E, na mesma medida, quando se guia pela moralidade, toma para si uma ética de vida.

As instituições de ensino, especialmente as de ensino superior, têm, na maioria das vezes, um código de ética que deve ser obedecido pelos alunos e que também serve como guia para todos que fazem parte dos quadros da escola ou faculdade. São, ainda, valores que serão transmitidos e cobrados de todas as partes envolvidas.

Espera-se que os estudantes tenham uma formação ética sólida e estruturada. Assim, os códigos de ética costumam ser aplicados com um maior rigor, inclusive, em muitos casos, causando o jubilamento daqueles que não se prestam a obedecê-lo. Embora possa variar de instituição para instituição, existem alguns pontos em comum que são levados em conta ao se falar de ética na educação. São atitudes esperadas dos diversos membros da comunidade acadêmica.

Espera-se dos alunos algumas condutas listadas a seguir:

  • agir com respeito e deferência pelo trabalho dos professores, funcionários e demais colaboradores da instituição;
  • respeitar o direito de aprender de outros estudantes;
  • não plagiar nas avaliações ou na elaboração de trabalhos solicitados pela docência;
  • não usar trabalhos prontos, como os disponíveis na internet;
  • não praticar “bullying”, tanto físico como psicológico, com colegas, funcionários ou outras pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica;
  • agir pelo bem comum a fim de criar e manter um ambiente positivo e agradável para o aprendizado;
  • seguir as regras e normas de conduta da instituição, de acordo com o regimento interno e com o código de ética;
  • sempre tratar respeitosamente os colegas que sejam pessoas com deficiência, seja essa motora ou de transtorno psicológico.

Diretores, coordenadores e assistentes também devem seguir determinadas atitudes éticas, de forma a zelar pela construção de um ambiente educacional pautado por esses valores, dentre os quais destacamos:

  • agir com respeito e consideração para com os alunos, professores e demais funcionários da instituição;
  • cabe aos coordenadores orientarem de maneira positiva e eficaz os demais professores e estudantes;
  • os diretores têm o dever de zelar por um ambiente que apresente condições físicas e pedagógicas para o sucesso do processo de aprendizado;
  • diretores e coordenadores também não podem gerar constrangimento, evitando expor equívocos ou deficiências de professores ou alunos para a comunidade, sempre dando preferência a conversas em particular e sempre acompanhado por um segundo profissional.

Portanto, podemos concluir que a ética e o respeito humano nas universidades são indispensáveis para a formação e integridade dos futuros profissionais em defesa da sociedade, pois eles representam os valores que norteiam as relações humanas e as atividades acadêmicas. Procurar cursos que primam por esses valores é uma excelente forma de medir, desde o início, a qualidade do ensino oferecido. Tal como a ética, existem muitos outros valores a serem observados na hora de escolher a profissão e a instituição de ensino.

Perguntas & Respostas

1.Qual a importância da ética nas universidades?

A ética é vital para desenvolver profissionais íntegros e responsáveis, promovendo valores como justiça e respeito humano.

2. Como o respeito humano é promovido nas universidades?

Através de políticas que valorizam a diversidade e a liberdade individual, criando um ambiente de aprendizado inclusivo.

3. Quais habilidades são desenvolvidas com a educação ética?

Competências como pensamento crítico, comunicação efetiva e liderança são ampliadas com a educação ética.

4. Qual o papel dos códigos de ética nas instituições de ensino superior?

Os códigos de ética orientam as condutas dentro da universidade, garantindo um ambiente acadêmico justo e respeitoso.

5. Como a ética influencia a formação dos futuros profissionais?

A ética molda o caráter e a conduta dos estudantes, preparando-os para agir com integridade e responsabilidade na sociedade.

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