COMO UMA PEQUENA AGÊNCIA DE TURISMO PODE ENFRENTAR MEGA EMPRESAS DO SETOR?

Para competir com as megaempresas, as pequenas agências de turismo devem se concentrar na personalização de serviços para públicos-alvo específicos, fortalecendo sua presença online e estabelecendo parcerias locais. Além disso, manter-se atualizado sobre as tendências do mercado e oferecer um atendimento ao cliente excepcional são estratégias essenciais para se destacar e prosperar em um mercado competitivo.
Agência de Turismo
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Independentemente da área de atuação da sua agência – generalista, emissiva, receptiva, corporativa, entre outras; você deve identificar, divulgar e aproveitar os seus diferenciais competitivos.

O primeiro passo é você definir seu público-alvo e oferecer serviços personalizados para ele, pois as megaempresas do setor oferecem produtos e serviços generalizados, sem se preocupar muito com as necessidades individuais dos seus clientes.

Seu público-alvo são famílias em viagens de lazer? Executivos em missões profissionais? Estudantes em busca de intercâmbio? Aventureiros? Crianças monitoradas? Idosos em suas viagens dos sonhos? Entre tantas outras, se você conseguir definir claramente o seu mercado, suas chances de sucesso serão proporcionalmente maiores.

Uma característica inerente ao ser humano é que, de forma geral, ele quer ser tratado de forma diferenciada, quer ser reconhecido como um cliente único e importante. Afinal ele pode ter feito enormes sacrifícios durante meses, ou mesmo anos, para realizar o sonho de uma viagem. Ocorre que, o público acaba sendo convencido a optar por utilizar os serviços das megaempresas do setor, atraído pelas amplas campanhas promocionais veiculadas através das mídias de massa; mas que podem apresentar surpresas inesperadas…

Seguindo essa linha de raciocínio, você pode focar em um segmento específico, se especializar nele e se tornar referência na sua atividade. Por exemplo, no ecoturismo, no turismo cultural, de aventura, religioso, etc., e criar pacotes que atendam às necessidades e expectativas desses públicos.

Você deve também investir em uma presença online forte e atrativa, usando as redes sociais, o site e o blog da sua agência para divulgar os seus serviços e produtos, interagir com os clientes e prospects; bem como gerar conteúdo relevante sobre os destinos que você oferece e sobre a estrutura que você dispõe.

Busque ainda parcerias com fornecedores locais, como hotéis, restaurantes, guias turísticos, operadoras de viagens, etc., para oferecer melhores condições de preço, qualidade, variedade e segurança para os seus clientes. Escolher bem suas parcerias é um fator prioritário para você destacar a sua agência no mercado. Por isso, faça uma pesquisa sobre os seus potenciais parceiros para saber quais deles tem mais a ver com o seu negócio e com os seus objetivos. Analise o histórico profissional deles, a qualidade dos serviços que prestam e dos produtos que oferecem. Isto feito, selecione aqueles que você julga terem maior potencial para contribuir com o seu negócio, lembrando que essa é uma via de mão dupla, e formalize as suas parcerias.

Não deixe de acompanhar as tendências do mercado e se atualizar sobre as novidades do setor, como novos destinos, novas tecnologias, novas demandas dos consumidores, etc., para se manter competitivo e inovador.

No caso de você atender seus prospects e clientes em um local físico, escolha a melhor localização para o seu negócio. Aposte em regiões com maior fluxo de pessoas, principalmente daquelas que fazem parte do seu público-alvo.

Disponibilize conteúdos interessantes e úteis para seus prospects e clientes, tais como: dicas de viagens; dicas de planejamento financeiro (economizar para viajar); documentação necessária para viagens internacionais; cuidados no despacho de bagagens; tamanho máximo permitido (medidas) e o que levar na mala de mão; o que fazer no destino “X”, passeios imperdíveis, infraestrutura de transporte urbano, restaurantes, precauções a tomar, entre tantas outras informações relevantes. São centenas de temas que chamam atenção de quem quer viajar. E você pode utilizar inúmeros meios de comunicação para divulgá-los.

Você precisa oferecer serviços e produtos diferenciados para se destacar de seus concorrentes. Atendimento online, entrega de passagens em domicílio, pacotes flexíveis, brindes como programas de milhagem, presentes de aniversário para clientes assíduos, descontos especiais, são alguns exemplos entre muitos outros. Para descobrir os aspectos que poderão se tornar diferenciais competitivos é preciso conhecer as necessidade dos clientes e, depois, com criatividade, criar mecanismos eficazes de diferenciação. Realize pesquisas para identificar as necessidades e desejos dos clientes; analise-as e crie os seus diferenciais.

Ah! O último e, provavelmente, o quesito mais importante nessa jornada é a qualidade do atendimento que você presta aos seus prospects e clientes.

Basicamente o termo “atender” significa “dar atenção”; “escutar”; “observar”; “considerar”; “respeitar”; “responder”.

Para concluir, citamos as principais vantagens do “Bom Atendimento” que, certamente, cabem a qualquer ramo de atividade.

– Cliente bem atendido volta sempre.
– Cliente bem atendido recomenda você a amigos e familiares.
– O “boca a boca” contribui significativamente par o desenvolvimento do seu negócio.
– Aumenta suas chances de conquistar novos clientes.
– Evita que você perca clientes.
– Transforma você em referência positiva na sua atividade.
– Promove você, seus produtos e serviços junto à comunidade.
– Aproxima seus clientes e os torna importante fonte de informação.
– Gera a sensação de dever cumprido e satisfação.
– Renova nossa forças, crenças e fortalece nossas relações com o Universo.

Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?

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