Usar as redes sociais para divulgar suas ofertas e atrair clientes é uma estratégia de marketing digital que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Elas fazem parte da vida das pessoas. Por isso, viraram ferramentas de comunicação essenciais para atrair e fidelizar clientes. Conforme o portal SEBRAE, o Brasil é o 2º país que mais passa tempo na Internet e o 3º que mais usa redes sociais. Planejar corretamente ações promocionais para redes sociais pode ser um importante diferencial do seu negócio.
Não é preciso ter um e-commerce para estar presente nas redes sociais. O empreendedor deve avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de vendas. Cada alternativa tem uma finalidade e gera uma oportunidade, mas também traz o ônus do desenvolvimento de um sistema de gestão. Você deve analisar o que é mais interessante para o seu negócio de acordo com a sua realidade.
Sei que para muitos de nós, saber como usar as redes sociais para nos comunicarmos, bem como obter sucesso nos resultados esperados, pode não ser uma tarefa simples. Tecnicamente, podemos necessitar da ajuda de especialistas. Assim, cito adiante algumas dicas para te ajudar nessa missão, mesmo que seja para contribuir na escolha e na avaliação do profissional a ser contratado.
1. Como saber qual canal de comunicação utilizar entre as diversas redes sociais?
É fundamental entender as particularidades de cada rede social, de forma a usá-las da melhor forma possível e agregando valor à comunicação da sua empresa. Conheça as principais características de cada uma.
Mostre o cotidiano do negócio, seus produtos e/ou serviços com fotos e vídeos (curtos ou longos). Você pode usar e abusar das hashtags (#). Elas são capazes de expandir o alcance da sua empresa e tornar sua marca mais conhecida. Use hashtags que tenham a ver com o conteúdo que está postando, além das hashtags da marca. Uma boa alternativa é associar a sua marca com influenciadores digitais, para ampliar ainda mais o alcance de pessoas com potencial de compra.
Youtube
É uma das redes mais consumidas. Permite explorar vídeos em diversos formatos: séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais. Além disso, o Youtube permite a monetização dos conteúdos, de acordo com as regras da plataforma.
É uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da empresa por meio da interação com os clientes. Conteúdos que favoreçam o compartilhamento são os preferidos pela plataforma. Além disso, divulgar sua empresa nesse canal tem um custo relativamente baixo.
Twitter, agora X
Atualmente é uma das melhores plataformas para a publicidade. É uma rede dinâmica e factual, ideal para difundir ideias e opiniões e gerar engajamento com seus seguidores. Mas você deve avaliar se faz sentindo para o seu negócio. É uma rede social que tem uma pegada mais jornalística, de compartilhamento de informações em tempo real.
É uma rede social focada no campo profissional de seus usuários. A plataforma visa conectar profissionais de todo mundo para trazer benefícios às suas carreiras, além de mostrar seu perfil para as empresas que buscam candidatos e que os usuários almejam trabalhar. Ao utilizar essa rede é fundamental manter o seu perfil sempre atualizado, bem como certificar-se de que suas competências estejam corretas.
Não é uma rede social, mas merece ser mencionado. Nele, você pode criar um canal de comunicação com os clientes, com foco mais intenso nas vendas. A opção do aplicativo business, é ideal para quem quer turbinar as vendas. Mas tome cuidado com essa interação, ela deve ser feita de forma consentida e não invasiva.
2. Comunicação de Qualidade
As redes sociais são espaços muito visuais, por isso é interessante usar imagens e materiais de boa qualidade e pensar em ações focadas em interação, fundamentais para conquistar o engajamento do público. Portanto, solte a criatividade. Você não precisa publicar somente conteúdos da empresa, pode diversificar com temas associados. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pode divulgar conteúdos de moda e tendências.
3. Canais de Venda
Não é imprescindível ter um e-commerce para ter uma presença marcante nas redes sociais, mas cabe ao empreendedor avaliar a real necessidade e a viabilidade de desenvolver esse canal de venda.
Cada canal tem uma finalidade e gera uma oportunidade. Lembre-se, porém, de que existem regras às quais deve ficar atento para regulamentar a atuação do seu negócio. Por isso, analise o que é mais interessante para a sua empresa de acordo com a sua realidade.
É possível comercializar produtos pelas redes sociais. Como destacado na primeira dica, você pode divulgar pelo Instagram, encaminhar por WhatsApp e fechar a venda por lá usando um meio de pagamento on-line. Faça um bom planejamento e organize-se para não prejudicar o cliente ou o seu negócio.
4. Gestão
Existem várias ferramentas que você pode usar para apoiar a gestão das redes sociais, como Buffer, Swonkie, SKEDit, Hootsuite, Cyfe. Elas têm como objetivo programar postagens, monitorar as métricas, medir o alcance das páginas, acompanhar a evolução dos seguidores e avaliar o engajamento. É interessante usar o perfil empresarial para analisar esses dados para você fazer uma gestão mais assertiva nas suas redes.
Vale também impulsionar os seus posts. Faça publicações patrocinadas. Elas permitem direcionar a mensagem para um público maior, que não seria possível alcançar de forma orgânica. Além disso, é possível direcionar uma determinada comunicação para um público bem definido sem que apareça na linha do tempo do seu perfil. É o chamado “dark post”.
5. Público-alvo
É fundamental definir o perfil do público-alvo que você quer atingir para ser feita uma comunicação mais assertiva e eficiente. As redes sociais permitem que as informações sejam direcionadas de forma precisa para um público específico, diferente de outros canais de comunicação, como televisão ou jornal que falam com o público geral.
Essas são algumas dicas para usar as redes sociais de forma a promover o seu negócio, seus produtos ou sua imagem. Espero que elas te ajudem a ter mais sucesso nas suas vendas.
Fonte principal: Portal Sebrae
Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?