O marketing digital e o marketing tradicional são duas formas de comunicação que podem se beneficiar mutuamente quando usadas de forma integrada e estratégica. Algumas das vantagens de combinar os dois tipos de marketing são:
– ampliar o alcance e a visibilidade da marca, atingindo diferentes públicos e canais de mídia;
– aumentar a confiança e a credibilidade da marca, aproveitando a autoridade e a familiaridade dos meios tradicionais e a interatividade e a personalização dos meios digitais;
– melhorar o engajamento e a conversão dos clientes, usando os meios digitais para reforçar ou complementar as mensagens dos meios tradicionais e vice-versa;
– otimizar o retorno sobre o investimento, usando os dados e as métricas dos meios digitais para avaliar e ajustar as estratégias dos meios tradicionais e vice-versa.
Para que o marketing digital e o marketing tradicional possam se beneficiar um do outro, é importante que haja uma consistência e uma coerência entre as mensagens, os objetivos e o público-alvo de cada meio.
Além disso, é preciso considerar as características, as vantagens e as limitações de cada modalidade, bem como as preferências e os comportamentos dos consumidores em ambos os contextos. Assim, é possível criar uma comunicação integrada que aproveite o melhor de cada um deles.
O marketing tradicional vem evoluindo há tampos, enquanto o digital entrou há alguns anos. Ambos são bons e têm prós e contras. Escolher entre eles depende dos objetivos que se quer atingir.
Ao comparar o marketing tradicional com o marketing digital, os métodos tradicionais são frequentemente vistos como ultrapassados ou irrelevantes. No entanto, muitas dessas táticas ainda são úteis e eficazes hoje.
Dependendo do negócio, do público-alvo e dos objetivos a atingir , os métodos tradicionais de marketing podem ser a melhor escolha; bem como as técnicas do marketing digital. Para ajudar você a discernir qual deles é o ideal para o seu negócio, aqui estão alguns prós e contras de ambos.
Prós do Marketing Tradicional
– Se você quer alcançar um público mais velho, o marketing tradicional pode ser muito eficaz. O público com 50 + anos gasta quase o dobro de tempo lendo o jornal e assistindo TV em comparação com aqueles com idades entre 21 e 34 anos.
– Esse tipo de estratégia de marketing geralmente funciona melhor para empresas que buscam atrair um público maior. Grandes empresas se utilizam normalmente de mídias de massa, TV, rádio, revistas e jornais.
– Mas também funcionam para uma pequena empresa, que pode utilizar meios promocionais locais, como cartazes, panfletos ou eventos do que tentar competir nos mesmos canais contra empresas maiores.
– Os comerciais de TV ou rádio não podem ser ignoradas ou bloqueadas (por exemplo, clicar em “Não quero ver isso” em anúncios de mídia social ou ”pular anúncios” antes de vídeos do YouTube).
Contras do Marketing Tradicional
– O custo das ações promocionais sem a garantia de estar atingindo o destinatário ideal.
– Os principais meios de comunicação utilizados (TV, rádio, revista, jornal, entre outros) são relativamente caros.
– O público apenas recebe a mensagem, sem interagir com o anunciante.
– O resultado das ações realizadas é difícil de ser medido.
– Queda considerável do número de leitores de jornais e revistas.
– É um meio lento para a divulgação de conteúdo; obedecem a horários e datas pré-estabelecidas.
Prós do Marketing Digital
– O marketing digital tem um custo muito baixo: você pode usar plataformas gratuitas ou de baixo custo para divulgar sua marca, produto ou serviço na internet.
– O marketing digital pode atingir pessoas de diferentes lugares, países e perfis com uma estratégia digital.
– É super-rápido: você pode transmitir sua mensagem em segundos e gerar engajamento com seu público-alvo.
– O marketing digital acomoda vários dados demográficos simultaneamente de forma que você possa segmentar sua audiência e estratégia de acordo com características da sua audiência como idade, gênero, interesses e profissões.
– Oferece meios pagos e orgânicos de divulgar a sua empresa e se relacionar com os clientes; você pode usar técnicas como SEO e Marketing de Conteúdo para atrair visitantes de forma natural e duradoura.
Contras do Marketing Digital
– O marketing digital pode consumir muito do seu tempo. Você precisa planejar, criar, publicar e monitorar constantemente suas ações digitais.
– Também pode gerar reações públicas negativas. Você pode receber críticas, reclamações ou comentários indesejados de seus clientes ou concorrentes.
– O marketing digital pode ter baixo impacto do ponto de vista visual. Os anúncios podem ser ignorados ou bloqueados pelos usuários na internet.
– O marketing digital pode levar à sobrecarga de conteúdo e emails. Você precisa ter cuidado com a frequência e a relevância das mensagens que você envia para seu público.
– É uma modalidade que pode ser utilizada por atividades fraudulentas. Você pode ser vítima de golpes, vírus ou hackers que podem prejudicar sua reputação ou seus dados.
Afinal, qual é a melhor opção?
Na verdade, uma não é necessariamente melhor do que a outra, até porque elas servem a propósitos diferentes. Optar pela melhor opção irá depender do completo entendimento que você tem do seu negócio e do seu público/audiência.
Combiná-los pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, conforme você irá constatar no artigo reproduzido a seguir.
Benefícios de combinar o marketing digital com o tradicional (por Emily Pribanic*)
A combinação de ambos os métodos de marketing ajuda uma empresa a alcançar uma gama mais ampla de seu público.
Os métodos de marketing tradicional e digital usados em conjunto são uma excelente maneira de as empresas alcançarem mais clientes e criarem mais conversões.
Tanto o marketing digital quanto o tradicional oferecem muitos benefícios para as empresas. Embora a maioria das pessoas esteja online hoje em dia, o marketing tradicional ainda tem influência no mundo do marketing. Isso porque nem todo mundo está online o tempo todo.
Benefícios de combinar o marketing digital com o tradicional
Quando uma empresa está decidindo se implementa seus esforços de marketing online ou offline, é importante lembrar que ambos os meios oferecem resultados diferentes, dependendo do produto que está sendo comercializado. Para gerar os melhores e mais eficazes resultados, é uma boa ideia comercializar tanto online quanto offline.
É uma boa ideia comercializar tanto online quanto offline, porque isso atrairá e converterá mais pessoas do que apenas marketing em um meio.
Nem todo mundo está online o tempo todo, então é aqui que o marketing tradicional entra para preencher a lacuna.
Um bom exemplo de porque as empresas não devem colocar todos os ovos em uma cesta é a Pepsi. A Pepsi decidiu mudar totalmente do marketing tradicional para o marketing nas redes sociais. Isso fez com que eles perdessem muito dinheiro, porque as mídias sociais cobrem apenas uma parte de seu público. Quando uma empresa não está usando todas as ferramentas disponíveis para alcançar todo o seu público, ela perderá muitas vendas e enfrentará o potencial de fazer com que as pessoas se sintam alienadas.
Muitas pessoas ainda ouvem rádio, assistem televisão e leem jornais e revistas. O marketing tradicional não está morto. Na verdade, o marketing digital é essencialmente o marketing tradicional digitalizado. O truque para incorporar métodos de marketing on-line e off-line é unir todos os esforços de marketing.
Quando uma empresa cria uma campanha de marketing, ela precisa garantir que está ganhando a atenção do cliente, como com anúncios on-line e de mídia social, e então reter essa atenção, como com cupons promocionais ou anúncios de outdoor que vê em sua unidade diária. Incorporar ambos os métodos de marketing que se unem para enviar o cliente através do funil de vendas proporcionará às empresas a melhor conversão e resultados de vendas.
Fazendo o marketing digital e tradicional trabalharem juntos.
Quando as empresas usam ambos os métodos de marketing, elas cobrem todas as suas bases para garantir que alcancem todo o seu público. O marketing tradicional é o marketing passivo e os clientes provavelmente estão participando passivamente. Um ótimo uso do marketing tradicional é criar um call to action em um anúncio de revista ou comercial de televisão. Essa chamada para ação deve obrigar o espectador a visitar um site ou de alguma forma participar de uma experiência digital e transformá-lo em participantes ativos. Essa é uma excelente maneira de fazer com que o marketing tradicional e o digital trabalhem juntos.
Outra forma de fazer com que o marketing tradicional e o digital trabalhem juntos é entregar uma experiência personalizada ao seu cliente. O marketing tradicional usa dados demográficos como idade e localização, bem como psicografias como interesses e estilo de vida. Essas informações podem ser usadas para segmentar públicos específicos com um anúncio específico. Esse anúncio também pode usar uma chamada para ação para levar os espectadores on-line a continuar sua experiência personalizada em um formato digital.
Usar chamadas para ação no marketing tradicional para incentivar os clientes a continuar sua experiência digitalmente é um excelente exemplo do grande impacto que o marketing digital pode ter no marketing tradicional para melhorar os esforços de marketing de uma empresa.
As estratégias de marketing digital se integram ao marketing tradicional quando os clientes recebem chamadas para ação que os levam de um método de marketing para o outro. Combinar métodos de marketing é a melhor forma de garantir que o público de uma empresa seja alcançado de forma eficaz. Quando uma empresa usa todos os métodos disponíveis para ela, ela alcançará e converterá mais espectadores para seus negócios.
(*)Emily Pribanic (https://www.techfunnel.com/author/emily/) Emily é formada pela Universidade do Norte do Texas. É formada em Publicidade e Propaganda com concentração em Copywriting. Emily escreve desde jovem e tem uma imaginação criativa. Ela mora em Dallas, Texas, com sua família e dois gatos.
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