REMARKETING OU ANTI-MARKETING
Antes de tecer meus comentários sobre a validade dessa estratégia do Marketing Digital vou esclarecer, a quem ainda não sabe, o que esse termo “remarketing” significa.
“Remarketing” é uma estratégia utilizada pelo Marketing Digital que consiste em divulgar um produto ou serviço para quem teve algum contato com uma empresa através da internet, demonstrando algum interesse sobre obter informações ou intenção de compra.
Provavelmente você já deve ter pesquisado alguma coisa na internet e, em seguida, passou a receber diversas mensagens sobre os serviços ou produtos pesquisados, tanto no seu e-mail ou em suas redes sociais.
Essa estratégia tem por objetivo contatar o possível cliente com ofertas dos itens que pesquisou na internet, numa tentativa de fazê-lo voltar ao site e finalizar a compra.
É uma técnica que até pode ser eficaz para o e-commerce, porque atinge um público que já interagiu com o seu negócio, alguém que conhece seus produtos, serviços e sua marca. E pode contribuir na recuperação de “carrinhos abandonados” durante a jornada de compra da persona interessada.
O problema é que essa técnica não consegue diferenciar as pessoas indecisas daquelas que já adquiriram os produtos ou serviços pesquisados; tampouco das que só navegaram em um site apenas por curiosidade, sem qualquer intenção de compra. Assim, as mensagens são enviadas aleatoriamente, sem qualquer triagem qualitativa.
Essa prática pode irritar profundamente qualquer um, com mensagens repetitivas sobre algo que já adquiriu, que não tem mais interesse em recebê-las; e, provavelmente, a ponto de construir uma imagem extremamente negativa sobre a empresa e jamais voltar a contatá-la.
Essa prática passa a ser um bombardeio incessante e desnecessário porque, além de não trazer os resultados esperados pelas empresas que nela investe, oferece grandes chances de prejudicá-las.
Pior ainda são as empresas que adotam essa prática sem, contudo, dominar essa estratégia do marketing digital, ou terem um CRM integrado às suas ações de comunicação com os clientes.
Quero dizer que muitas empresas utilizam essa estratégia de remarketing sem diferenciar aqueles que são ou já foram seus clientes, causando a eles um aborrecimento ainda maior.
Você pode imaginar algo mais irritante do que continuar a receber estímulos de compra de um e-commerce após ter efetivado uma aquisição, sem qualquer menção ao fato de você já ser seu cliente, tampouco receber qualquer agradecimento por sua escolha?
Isso é lastimável, tanto sob o ponto de vista comercial quanto financeiro. É pagar para aborrecer o cliente!
Essa estratégia, mal aplicada, passa a ser uma prática do que considero um bom exemplo de “anti-marketing”.
Se você quiser saber mais sobre esse tema, seguem alguns links.
https://neilpatel.com/br/o-que-e-remarketing-o-guia-passo-a-passo/
https://betminds.ag/blog/remarketing-tudo-o-que-voce-precisa-saber-e-exemplos
https://cuboup.com/conteudo/como-usar-um-remarketing/
https://www.escoladeecommerce.com/artigos/remarketing/
https://www.mirago.com.br/remarketing/
https://www.lumis.com.br/a-lumis/blog/remarketing-entenda-o-poder-dessa-estrategia.html
Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?