Categorias
Sem categoria

VOCÊ SABE QUAL FOI A ORIGEM DO TERMO “BLACK FRIDAY”? (*)

Tempo de leitura: < 1 minute

Sabe como a “Black Friday” pode ajudar ou atrapalhar os seus negócios?

O parâmetro para a realização da Black Friday é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), tradicional feriado norte-americano que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. A sexta logo após o feriado é então o momento em que as pessoas vão às ruas para aproveitar os preços tentadores de todo tipo de mercadorias.

A ação promocional dos lojistas passou a ser conhecida como Black Friday somente a partir da década de 1980.

Atualmente, é uma data consolidada e arrasta multidões para as lojas nos EUA.

E seu sucesso chamou a atenção de lojistas de outros países, como é o caso do Brasil, onde a Black Friday foi introduzida em 2010.

Há várias teorias sobre a origem do termo “Black Friday”, mas isso não é relevante agora.

O que importa é que você deve respeitar o consumidor, de forma a atrair mais clientes e vender mais.

Se você pode realizar uma grande promoção, baixando REALMENTE seus preços na Black Friday, avise o seu público e faça-a!

A minha recomendação é que você faça isso apenas nesse dia pois, caso contrário, poderá perder a credibilidade e as pessoas não acreditarão que você está oferecendo um desconto real nos demais dias.

Há casos em que você até poderá estender por um ou mais dias, desde que informe ao seu público de que se trata de uma “sobra de estoque”.

Eu já vi empresas promovendo a “Semana Black”, o “Novembro Black” – daqui a pouco promoverão o “Semestre Black” ou o “Ano Black”.

Não entre nessa!

Para funcionar, “Black Friday” deverá continuar sendo “Black Friday”!

 

(*) A fonte consultada para a obtenção de parte das informações contidas nesse artigo foi o site “https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/black-friday.htm”