E para que serve um “brainstorming”?
“Brainstorming”, como tantos outros termos adotados pela maior parte dos países em todo o mundo, é mais um daqueles que mantém a tradição de preservar sua origem; tradicionalmente, a língua inglesa, tais como: marketing, briefing, live, living, entre tantos outros.
Se fossemos traduzir ao pé da letra, teríamos: “Tempestade de Ideias”. Você deve concordar que não seria um termo muito feliz para traduzir o que o “brainstorming” realmente significa…
Na prática, é uma reunião em grupo para discutir situações e apresentar possíveis soluções para determinado problema. Ressalto que esse “grupo” pode ser formado a partir de 2 pessoas.
Não consegui descobrir quem disse que “duas cabeças pensam melhor do que uma” para encontrar a melhor solução, mas concordo totalmente com a afirmação. Imagine 3, 4, 5 ou mais pessoas pensando na solução do problema…
Dependendo do caso, pode ser uma boa técnica.
O “brainstorming” serve para estimular o pensamento criativo das pessoas. Ele pode contribuir para a adoção de medidas inovadoras no negócio.
Essa técnica pode ser ainda mais útil se você pensar em tudo o que mudou, está mudando ou ainda vai mudar na sua relação com seus colaboradores, clientes e fornecedores em função do que estamos enfrentando para superar a crise desses últimos anos e encontrar novas oportunidades.
Boas Reflexões e Boa Sorte!
Que tal você aprender essa dica e muito mais outras sobre marketing e negócios?